top of page

PROJETOS E INICIATIVAS

DJ 4.0 - Direito e Tecnologia

O Departamento Jurídico XI de Agosto há mais de 100 anos desempenha um papel fundamental e pioneiro na promoção do acesso à justiça na cidade de São Paulo. Por meio de orientações e assessoria jurídica, a entidade tem como objetivo final a defesa de direitos de populações socialmente marginalizadas. Na busca constante em qualificar o atendimento oferecido, surge  o GRUPO DJ 4.0, com o trabalho de treinar e capacitar uma equipe composta em grande parte por estudantes da Faculdade de Direito da USP para promover um serviço de ponta, com alta tecnologia e inovação envolvida às assistidas do Departamento.

 

A partir desse espírito colaborativo e educacional presente no Departamento Jurídico XI de Agosto é que surge a iniciativa do Projeto DJ 4.0. A proposta desse GRUPO é servir como um braço de apoio tecnológico para que as orientações jurídicas fornecidas pelo Departamento Jurídico XI de Agosto possam atender um número maior de clientes, trazendo mais eficiência e agilidade. Além disso, a proposta engloba o treinamento e formação de estudantes de Direito com novas competências e habilidades voltados para ao mercado de Direito e Tecnologia, trazendo uma experiência prática pouco explorada pelas vias tradicionais da Faculdade.

 

No primeiro ano de surgimento do Projeto, a primeira parceria foi realizada com a Looplex S.A. (por meio da Looplex Academy), que teve por objetivo montar e treinar um grupo de estudantes que pudessem automatizar algumas das atividades desempenhadas pelo Departamento Jurídico XI de Agosto, como algumas das peças processuais mais recorrentes no trabalho da instituição.     

bottom of page