top of page

sobre

O Departamento Jurídico XI de Agosto é a maior instituição particular de assistência jurídica gratuita do país. Atuando em diversas esferas do direito, nas vertentes consultiva e contenciosa, o Departamento Jurídico segue cumprindo a missão para a qual foi idealizado há 100 anos: iniciar os estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na prática da advocacia, ao mesmo tempo em que garante à população hipossuficiente da cidade de São Paulo acesso gratuito à Justiça.

Nossa História

Em 9 de setembro de 1919, surgiu a Assistência Judiciária Acadêmica (AJA), fruto do empenho de alguns acadêmicos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que desde 1912 já expressavam o sentimento de criar uma entidade que promovesse o acesso à justiça à população hipossuficiente da cidade de São Paulo. A AJA foi a primeira entidade paulista a prestar assistência judiciária aos menos favorecidos – o Estado só organizaria serviço dessa natureza em 1920, com a Lei 1.763. Seus trabalhos, contudo, somente iniciaram-se em 1926, tendo sido reestruturada em 1929. Nas décadas de 1930 e 1940, a AJA patrocinou poucas causas, mas com afinco e dedicação de jovens que lutavam por um ideal.

Antigos Membros

Em seu relevante papel de formação de pensadores e operadores do Direito diferenciados ao longo de sua história, o Departamento Jurídico foi experiência marcante na carreira de diversas personalidades do cenário jurídico brasileiro.

Um Centenário de Histórias

Em meio às comemorações dos 100 anos de atuação do Departamento Jurídico XI de Agosto, criamos o projeto eternizar esse aniversário através de uma coletânea de 100 histórias, desde relatos pessoais até casos emblemáticos.

bottom of page